O MERCADO DE TRABALHO PARA OS FRENTISTAS.
O mundo está em constante mudança, principalmente com os avanços tecnológicos, com isso, o mercado de trabalho também muda com frequência. Estar atualizado é imprescindível, ser atento às notícias de jornais e revistas, estudar novas línguas, sobretudo quem está buscando uma nova oportunidade de emprego e quer investir em uma carreira. É preciso entender as regras do trabalho e o que as empresas estão buscando em um profissional.
Em 2019, as expectativas para a economia e mercado de trabalho eram boas, já que o país está tentando se recuperar de uma crise muito grande, que atingiu milhares de pessoas, causando falência e fechamento de muitas empresas e o aumento do desemprego em decorrência disso. Agora, estamos em um novo governo, com novos desafios, mas a esperança é que melhore daqui para frente. Afinal, o importante é não desistir, usar da criatividade, agir e ir atrás de novos mercados. É possível ter sucesso, ganhar dinheiro e reconhecimento, esteja aberto ao novo e acredite na sua capacidade.
Há muitas áreas de trabalho, dentre elas, tem aumentado a procura pelo cargo de frentista de posto, esse ramo vem abrindo portas para pessoas ingressarem no mercado e possibilita a construção de uma carreira na área. O mercado de frentistas não é somente masculino, muitas mulheres estão inseridas nessa área, pois os empregadores consideram a mulher mais comprometida e cuidadosa com o serviço.
A procura de emprego continua superando a oferta, portanto é preciso se preparar para conseguir as oportunidades, seja proativo e invista nas habilidades e competências necessárias para se destacar. Ser um frentista preparado, ser eficiente em suas funções, simpático e respeitoso com os clientes, pode ajudar a construir sua carreira.
É possível trabalhar em garagens privadas, empresas de ônibus e postos de combustíveis. Cabe ao frentista abastecer tanques de combustível, ver condições de fluidos dos veículos, lavar os para-brisas e vender produtos e serviços na pista de abastecimento. É necessário se qualificar, ter conhecimento básicos de mecânica e de combustíveis automotores, mas o mais importante é construir a imagem do posto em que se trabalha, saber se comunicar e lidar com pessoas é primordial.
Ser frentista de posto é só o início, você pode ser promovido à chefe de pista, fazer um curso e se tornar gerente da loja de conveniência e até ser gerente geral do posto. Se quiser alavancar mais ainda na carreira, é possível fazer concurso público e exercer atividades na administração direta ou indireta em empresas públicas, sociedades de economia mista ou em fundações públicas de direito privado.
Um frentista não concursado ganha em média um salário de R$ 1.188,24, mais 30% de periculosidade, com uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Como concursado público, o salário médio do frentista é de R$ 2.698,25 para uma jornada de 40 horas semanais.
Atualmente as empresas preferem um profissional que esteja preparado, o tempo vale dinheiro, se busca otimizar processos. Existem cursos preparatórios para frentistas, como o Senac, que ao fim do curso a pessoa já é encaminhada para trabalhar em uma instituição de acordo com as exigências dos empregadores. Você também encontra qualificação nos conteúdos que disponibilizamos no Youtube , aqui mesmo no BLOG do nosso site e também nos treinamentos presenciais que realizamos nos postos de combustíveis.
Tudo isso para que você esteja por dentro de tudo o que precisa para ser o melhor profissional na área. Lembre-se que para ter sucesso é preciso ser atualizado, ter conhecimentos, criatividade e dinamismo, saiba utilizar o que aprendeu e seja promissor em sua carreira.