QUAL A DIFERENÇA ENTRE A GASOLINA COMUM E ADITIVADA?
A gasolina comum e a aditivada são fabricadas de maneira bem parecidas. A gasolina aditivada é a comum com o acréscimo de alguns aditivos dispersantes e detergentes que limpam o sistema de alimentação do automóvel. inclusive as válvulas de admissão, motor e bicos injetores.
Combustível sem aditivo (gasolina comum) deixam resíduos de combustão depositados sobre as válvulas de admissão, motor e bicos injetores, comprometendo a mistura entre o ar e o combustível. Em um determinado momento essa “sujeira” irá comprometer o funcionamento do veículo, resultando em aumento de consumo de combustível.
O principal benefício da gasolina aditivada é a limpeza, ela é composta por aditivos químicos que ajudam na limpeza do motor. Cada distribuidora tem sua fórmula específica de gasolina aditivada.
Em geral, todas têm detergentes e dispersantes, o detergente desprende a sujeira e o dispersante faz com que ela seja quebrada para ser eliminada pelo sistema de combustão. Nos aditivos ainda estão anticorrosivos e antioxidantes.
A octanagem da gasolina comum e da gasolina aditivada é a mesma, de pelo menos 87 octanas. Esse termo significa a resistência do combustível à pressão sofrida na câmara de combustão.
A octanagem evidencia qual a capacidade de resistência do combustível a uma possível detonação. Quanto maior for a octanagem, maior é a possibilidade de trabalhar com altas taxas de compressão no motor. Na prática, isso só faz diferença em carros esportivos, que alcançam mais de 200 km/h.
Sabemos que a gasolina comum oxida mais rapidamente, o que gera uma espécie de goma no fundo do tanque do motor após um tempo, e isso prejudica o funcionamento do veículo.
Já a gasolina aditivada reduz a chance de esses problemas ocorrerem devido à limpeza dos detergentes e dispersantes. A gasolina comum só é indicada quando haverá um uso contínuo, em caso de viagens longas. Essa informação é confirmada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que destaca a comum para trajetos em que a velocidade média é mais elevada.
A potência do veículo é definida no projeto do motor e seu desempenho depende diretamente do combustível. Por isso, vale a pena consultar o manual do fabricante, que pode contar até com a octanagem indicada. A partir disso, você pode definir a gasolina mais apropriada de acordo com as opções disponíveis.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A PARTE MECÂNICA?
Para a mecânica dos carros a aditivada é mais indicada, porque ela garante a limpeza dos componentes do motor. O cliente abastecendo somente com a gasolina comum, muitas vezes será necessário aplicar outros aditivos para evitar o acúmulo de resíduos.
Atenção FRENTISTA campeão! Devemos nos atentar a um detalhe: um carro que sempre usou gasolina comum deve fazer a troca pela aditivada aos poucos, pois é natural o carro começar a “engasgar” com essa troca, os resíduos estão sendo eliminados pelo sistema de injeção ou pelo carburador. Se o carro do cliente for flex, qualquer tipo de gasolina pode ser usado, esse motor está programado para receber mais de um modelo de combustível.
Para aditivar ainda mais o seu conhecimento, conheça a ESCOLA DO FRENTISTA NO YOUTUBE.
Lá você encontra vídeos simples e práticos para abastecer o seu conhecimento, clique AQUI e se inscreva no nosso canal.
Um abraço.