Já foi a época em que o cliente vai no posto somente para abastecer, com a modernização dos postos esse local se tornou muito conveniente para resolver as questões do dia a dia. Além do abastecimento, o cliente aproveita para fazer a troca de óleo, realizar compras de última hora e até tomar um cafezinho.
Mas nem sempre foi assim. Em 1939, ano em que surgiram os primeiros postos, estes eram administrados pelas distribuidoras. Entre 1975 e 1987 tivemos mudanças importantes no seguimento.
A principal mudança foi que as distribuidoras de combustíveis não podiam mais atuar no varejo, vendendo combustível em pequenas quantidades para o consumidor. Com essas mudanças surgiram os postos particulares vinculados às bandeiras, que são as marcas das distribuidoras.
Como apenas as distribuidoras conseguiam autorização para a abertura de novos postos, elas obrigavam os estabelecimentos a ter contrato de exclusividade por longos anos, determinando a quantidade de combustíveis que ara entregue no posto, além dos produtos que poderiam ser comercializados.
Atualmente as distribuidoras estão autorizadas a vender combustíveis no varejo, importante dizer que o modelo utilizado pelas distribuidoras é o sistema de franquias.
Em 1996 o Ministério de Minas e Energia simplificou o mercado para postos e distribuidoras, foi nesse período que surgiram as pequenas distribuidoras, que formariam parcerias com os postos. Nesse momento nasceram os postos de “bandeira branca”, estabelecimento que não são vinculados a uma distribuidora especifica.
Com o surgimento de novos postos, aumentou a concorrência no setor, para fidelizar os clientes e conquistar novos, os revendedores precisaram se reinventar, oferecendo produtos e serviços diferenciados e buscando constante qualidade no atendimento ao cliente.
Atualmente no Brasil são mais de 40 mil postos de combustíveis, empregando uma média de 500 mil profissionais. São grandes as mudanças que o setor vem enfrentando, com as margens na revenda de combustível cada vez menor, criou-se a necessidade de ter uma nova função dentro dos postos, o VENDEDOR DE PISTA.
Abastecer, calibrar os pneus, oferecer uma prestação de serviços excelente, ter conhecimentos sobre mecânica básica, promover a venda de produtos e serviços e principalmente fidelizar esse cliente. Uffa! Esse é o grande desafio dos profissionais em postos de combustível atualmente.
Estamos aqui pra te ajudar nessa jornada, ligue os motores e venha aditivar o seu conhecimento com a gente.
No nosso canal do Youtube você encontra conteúdos relevante para te ajudar a ser um frentista campeão, acesse o link abaixo e venha abastecer o seu conhecimento.
https://www.youtube.com/escoladofrentista?sub_confirmation=1