Muitos Vendedores de pista não tem ideia sobre as diferenças entre posto bandeirado e posto bandeira branca, mas fique tranquilo, nesse artigo vou te explicar de uma forma muito simples esse assunto.
A princípio; a diferença entre eles está na relação entre as distribuidoras de combustíveis. Os postos de serviços passaram por uma gigantesca evolução no início dos anos 90, os preços dos combustíveis deixaram de ser tabelados e consequentemente houve muita competitividade.
Foi aí que surgiram os postos sem bandeira, mais conhecidos como “bandeira branca”, que não são vinculados a nenhuma grande Cia de petróleo.
Mitos e verdades
Desde já; existem mitos de que o posto de bandeira branca vende combustível sem qualidade, infelizmente foi se criando uma imagem distorcida de que os postos de bandeira branca vendiam combustíveis “batizados”. Na atualidade esse argumento não é verídico em virtude do rígido controle de qualidade aplicado pela ANP.
O combustível adulterado pode ser encontrado em qualquer posto, de qualquer marca, porque a qualidade do combustível depende muito mais da honestidade do dono do posto, do que da refinaria ou da distribuidora.
Em primeiro lugar; nos postos de bandeira branca não há contrato de exclusividade, nesse caso o posto poderá negociar e comprar com mais de uma distribuidora, o que torna viável adquirir produtos mais baratos.
Mas não se esquecendo da qualidade dos produtos, por isso eles são obrigados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) a informar ao consumidor a origem dos combustíveis.
Posto Bandeirado
Primordialmente; quando o posto revendedor é bandeirado, ele ostenta a marca comercial que indica a origem dos combustíveis, neste caso o posto só deve comprar e comercializar os combustíveis da marca detentora da bandeira, por exemplo: Ipiranga, Ale, Petrobrás e Shell.
Neste caso é feito um acordo com a detentora da marca para utilização de sua identidade visual, nas bombas e na testeira do posto, além disso existe também uma compra mínima de produtos da distribuidora que deve ser realizada mensalmente.
O posto bandeirado também deve respeitar algumas questões administrativas da bandeira, como a exposição de produtos, métricas, layout, entre outras questões.
Além do contrato exclusivo de compra e venda de combustível com a distribuidora, o posto bandeirado recebe todo apoio operacional da parceira para equipar a estrutura e a operação do posto, incluindo a instalação da cobertura e da compra de equipamentos operacionais.
Dessa forma o revendedor pode diluir os custos da implantação das bombas, tanques, placas luminosas e outros equipamentos ligados à atividade do posto.
Confiança do consumidor
Nesse sentido; um fator importante na operação de um posto bandeirado é que ele conta com a confiança do consumidor. Com o passar do tempo marcas tradicionais fizeram investimentos grandiosos em marketing, o que pode influenciar na decisão de compra dos consumidores.
Além de contar também com a facilidade da orientação prestada pela Cia, com indicações de fornecedores e suporte técnico para a boa operação da revenda de combustíveis, o posto bandeirado fica muitas vezes preso aos preços praticados pela distribuidora, e com isso pode perder volume para um posto próximo que está com preços mais atrativos.
Por isso se faz necessário a diferenciação no mercado, com um atendimento nota 10 na pista. Um Frentista Campeão conhece perfeitamente as necessidades dos seus clientes.
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um atendimento de qualidade não é mais um diferencial, fidelizar e encantar o cliente é o grande desafio dos postos. Por isso acreditamos que treinamento e qualificação para frentistas é o ponto chave para a satisfação dos clientes e melhores resultados financeiros para um posto de combustível.
Para te ajudar nessa jornada elaboramos uma APOSTILA PARA FRENTISTAS, nela você tem o passo a passo para se tornar um verdadeiro VENDEDOR DE PISTA nos postos de combustíveis.
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Desejo muito sucesso pra você, um forte abraço.