Vamos falar sobre 5 técnicas de atendimento para frentistas que abordamos em nossos treinamentos para postos de gasolina, são dicas simples que vão te ajudar a ser um profissional melhor na pista, vamos juntos abastecer o nosso conhecimento?
BOA APRESENTAÇÃO PESSOAL
Era um vez o frentista, agora somos VENDEDORES DE PISTA! E é importante entender que antes do cliente comprar algum produto ou serviço no posto, ele precisa “comprar” a pessoa que fará a ponte entre ele e o produto.
O VENDEDOR DE PISTA deve entender que ele representa a imagem do posto onde trabalha. Quando você recebe visitas em casa, acredito que você recepciona seus convidados com uma aparência agradável não é mesmo? No posto de gasolina não é diferente, devemos sempre estar alinhados para receber bem o nosso cliente e causar uma boa impressão.
Quando você vai a uma loja comprar uma televisão ou uma geladeira, você encontra esse vendedor todo mal arrumado e barba por fazer? Acredito que não! E porque no posto deveria ser diferente? Lembra que somos VENDEDORES DE PISTA?
Amigo frentista é fundamental ter uma aparência agradável no posto de gasolina, isso passa uma imagem de transparência e qualidade na prestação de serviços.
Seguem algumas dicas para você estar sempre “bonito” na pista:
-Procure estar sempre com roupas limpas e bem passadas.
-Sapatos bem engraxados é item essencial.
-Barba/cabelos devem estar sempre bem aparados.
-Se no posto for obrigatório usar o crachá, não se esqueça dele.
-Evite adornos ou jóias para não ter o risco de enroscar em algum equipamento do posto.
-Para as mulheres é recomendado uma maquiagem bem discreta, a ideia não é chamar a atenção dos clientes.
E não se esqueça do sorriso no rosto😁😁😁 , ele abre portas para você.
Em nosso canal do Youtube você encontra mais informações sobre tema, segue o link.
POSTURA NA PISTA
Quando falamos em postura profissional no posto, o objetivo é estar bem posicionado na pista para recepcionar bem o cliente. Cuidado com sua postura, evite comer na pista, ficar escorado nas bombas, sentado no chão e de costas para entrada do posto, isso passa uma imagem de desorganização e desleixo para o cliente.
Algo que atrapalha muito o atendimento na pista são as “rodinhas”, nossa prioridade é o atendimento ao cliente, lembre-se que posto de gasolina não faltará para ele.
Já presenciei situações onde o cliente ficou alguns minutos esperando na bomba para ser atendido, infelizmente ele cansou de esperar e foi embora, será que esse cliente um dia retornará?🤔
Procure estar sempre bem posicionado na pista, percebeu o carro entrando no posto, já erga o braço sinalizando para o cliente em qual bomba ele deve encostar.
Recepcione o cliente desejando boas vindas como:
– Olá BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE seja bem-vindo ao posto X, vamos aproveitar e completar o tanque?
Atenda sempre com cortesia e educação, quando finalizar o atendimento é hora de se despedir, diga para o seu cliente:
-Muito obrigado volte sempre, foi um prazer em atende-lo, precisando de qualquer coisa aqui no posto, meu nome é………..
SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES
Vamos falar sobre alguns procedimentos de segurança? Antes disso é importante dizer que o posto de gasolina é um ambiente muito perigoso, a concentração de gases é muito grande. Eles são provenientes do combustível, onde ele sai do estado liquido para o estado gasoso. E é aí que mora o perigo! Muitas vezes seu cliente vai chegar no posto fumando e falando ao celular.
O uso do cigarro, ou qualquer dispositivo que provoque uma centelha (faísca), pode causar um incêndio ou até mesmo uma explosão no posto, lembre-se que você estará trabalhando com um produto altamente perigoso, tanto no seu estado liquido, como no estado gasoso.
Após a parada do veículo verifique se ele está desligado, se não estiver, peça educadamente para o seu cliente desligar o carro.
Cigarros, isqueiros e fósforo nem pensar, peça para o cliente se afastar da área de abastecimento, de preferência fora da cobertura do posto, mas lembre-se, sempre com muita educação.
Os celulares também podem trazer um risco na hora do abastecimento, o ideal é o cliente também se afastar das bombas.
TÉCNICAS DE VENDAS
Existem várias possibilidades de vendas na pista de abastecimento, mas é preciso conhecer muito bem os produtos que estamos vendendo e também as necessidades do cliente.
Ter um bom conhecimento sobre os produtos nos ajudará a indicar a solução correta para o cliente e também responder a qualquer dúvida que ele possa ter.
Vamos APROVEITAR o preço e completar o tanque? Essa deve ser sua abordagem em todos os atendimentos. Se for gasolina ofereça sempre a ADITIVADA, além dela trazer uma rentabilidade melhor para o posto, você pode ganhar comissões.
Durante o abastecimento ofereça a prestação de serviços; essa estratégia lhe possibilitará oportunidades de vendas.
Fale dessa forma para o cliente:
– Senhor, enquanto abastecemos seu carro, para sua SEGURANÇA abra o capô para verificarmos as condições de fluidos e o lubrificante.
Quando falamos em SEGURANÇA, isso afeta a decisão de compra do seu cliente.
Verifique as condições do óleo lubrificante, caso você identifique a necessidade da troca, seja transparente e informe seu cliente, verifique também a água e fluídos do radiador, calibre os pneus, lave os para-brisas, retire a sacolinha do lixo e ofereça uma nova para o seu cliente.
Não espere por dias chuvosos para vender palhetas na pista, literalmente “faça chover”, ofereça a lavagem dos para-brisas, aproveite e olhe as condições da borracha da palheta, havendo a necessidade de troca informe e mostre o produto desgastado para o cliente.
Efetuou a venda da palheta? Ótimo parabéns! Porque não aproveitar e oferecer o detergente para a limpeza do para-brisas? Chamamos isso de venda casada, isso aumenta o TICKET MÉDIO do posto e traz um resultado financeiro melhor para a empresa.
Percebeu as grandes oportunidades de vendas que você tem na pista? Mas é preciso ter cautela, o conceito aqui não é “EMPURRAR” produtos no cliente e sim trazer a melhor experiência de atendimento para ele, a venda de produtos será uma consequência da boa prestação de serviços na pista.
CARRO DO CLIENTE
Todo brasileiro é apaixonado por carro, já dizia uma velha propaganda. E o profissional que ajuda a cuidar do veículo é considerado um amigo. Vou te dar algumas dicas para não acontecer imprevistos com o carro do seu cliente.
Amigo FRENTISTA tome cuidado com as chaves do carro, muitas vezes ela pode chegar em suas mãos toda torta e quase quebrando e se quebrar o cliente não vai querer ficar no prejuízo.
Simplesmente OLHE TODAS as chaves que você pegar, verifique se ela está em boas condições. Se perceber algo de errado informe e mostre para o cliente.
Tenha cuidado ao abrir a tampa do tanque de combustível, pois podemos encontrar tampas bem difíceis de abrir como a do Fiesta mais antigo, do Fiat Palio também mais antigo, do Renault Clio, do Fiat Stilo, entre outros.
Tenha calma na abertura da tampa. Não conseguiu abrir? A tampa emperrou? Chame um colega de trabalho mais experiente. Não force a abertura dessa tampa, pois algumas são muito caras, com valores acima dos R$ 300,00 reais.
O procedimento é o mesmo da conferência da chave. Percebeu que a tampa não abre, mesmo após a ajuda do seu colega de trabalho, informe para o seu cliente sobre a situação da tampa.
Ocorrendo eventuais danos o cliente não vai querer ficar no prejuízo.
Ao retirar a tampa, nunca coloque sobre o carro, procure colocar ao lado do produto que você vai abastecer, evitando assim uma inversão de combustível.
Ao abastecer, nunca coloque a mangueira em cima do veículo pois a mesma pode vir a danificar a pintura do carro. Ela constantemente entra em contato com piso do posto e pode trazer resíduos de óleo e combustíveis.
Ao verificar o nível de óleo para o cliente, precisamos ter cautela com a tampa do óleo. Não coloque essa tampa em qualquer lugar, o procedimento correto é colocar junto ao fecho do capô.
Esse procedimento serve para todas as tampas, do radiador, da água do limpador de para-brisas, do fluído de freio e demais componentes do carro.
E por falar em capô, você sabia que existe um jeito certo de fechar? Ainda vejo profissionais da área fazendo de maneira equivocada, forçando o fechamento do capô com as mãos. Esse procedimento errado pode causar danos à lataria do carro.
A maneira correta de fechar o capô é elevando a tampa de 25 a 30 centímetros e soltar no trinco. Na sequência confirme sempre o travamento, não libere o cliente se você identificar algum problema no fechamento.
Estamos lidando com a segurança desse cliente e toda a sua família, tenha muito cuidado nesse procedimento.
Vai lavar os para-brisas do carro do cliente? É preciso ter cuidados nesse procedimento também.
Primeiro jogue água, não esfregue o vidro sem antes molhar, pois muitas vezes podemos arranhar o para-brisas. Tenha cuidado para não danificar as palhetas e mais cuidado ainda para não quebrar o vidro, MUITA CALMA NESSA HORA.
Ufa!! Quantos cuidados com o carro do cliente né?
A missão do frentista campeão não é só abastecer e sim ajudar a zelar pelo carro do cliente.