Basicamente os lubrificantes servem para fazer a lubrificação, a refrigeração e a limpeza do motor. O lubrificante vai trabalhar para diminuir o atrito entre as partes móveis do motor como: o virabrequim, o pistão e o comando de válvulas.
Para você trabalhar com lubrificantes na pista é preciso conhecer as 3 características básicas desse produto, a primeira característica é a sua composição.
No posto você vai encontrar 3 tipos de óleo lubrificante:
*MINERAL
*SEMISSINTÉTICO
*SINTÉTICO
O óleo mineral é derivado do petróleo, ele é obtido através do refino e produzido com uma combinação de aditivos. Esse lubrificante tem uma menor durabilidade, ele é indicado para veículos mais antigos.
Os lubrificantes sintéticos tem uma composição química bem avançada, ele é formulado em laboratório e tem uma alta tecnologia empregada em sua fabricação. É um lubrificante de alta durabilidade e indicado para veículos mais novos.
Na mistura do óleo mineral e do óleo sintético, surgiu o semissintético. A composição dele é feita com base sintética e base mineral, ele é indicado pra veículos seminovos.
A segunda característica desse lubrificante é a sua VISCOSIDADE, repare na embalagem que o óleo é identificado por 2 números separados pela letra W, o número menor representa a viscosidade do óleo no momento da partida, onde o desgaste deste motor é maior. Nesse momento o lubrificante precisa ter bastante fluidez para circular mais rápido e proteger o motor.
O segundo número que vem depois do W, representa a viscosidade do óleo quando o motor já está quente, essa é uma classificação SAE (Sociedade dos engenheiros automotivos) .É uma referência norte-americana de viscosidade que usamos aqui no brasil.
É bem simples de entender, quanto mais alto é o numero do SAE, menor é a fluidez desse lubrificante, por exemplo: O 0w20 ele já flui rapidamente, já o 20w50 já demora um pouco mais.
A terceira característica é o desempenho API, que é representada por 2 letras. Essa combinação de letras vai variar conforme a tecnologia e performance do lubrificante. A letra S vem sempre acompanhada de outra letra, elas variam em ordem alfabética conforme a tecnologia presente no lubrificante. Um óleo com desempenho API SN é um lubrificante com mais tecnologia do que um óleo com desempenho API SL.
Atenção frentista campeão! É importante respeitar a aplicação correta do óleo lubrificante feita pelo fabricante do veículo. Não podemos em hipótese alguma colocar um lubrificante com classificação SAE e desempenho API que não seja indicado pela montadora do veículo. Tome cuidado! Um óleo lubrificante colocado errado no carro do seu cliente, poderá fundir o motor.
Em nosso CANAL DO YOUTUBE você encontra um vídeo bem explicativo sobre esse assunto, CLIQUE AQUI e venha abastecer o seu conhecimento.
Um abraço.